AVALIAÇÃO DE PORTUGUES – 3° ANO
– AGOSTO – 2017
ESCOLA:_________________________________________________________________
PROFESSORAS:____________________________________________________________
ALUNO(A):_________________________________________________________
3º ____
Leia o
texto abaixo.
Uma mulher
possuía uma galinha, que todos os dias sem falta, botava um ovo.
Ela então pensava consigo mesma: "Como poderia fazer para obter, ao invés de um, dois ovos por dia?"
Assim, disposta a atingir seu objetivo, decidiu alimentar a galinha com uma porção de ração em dobro.
A partir daquele dia, a galinha tornou-se gorda e preguiçosa, e nunca mais botou nenhum ovo.
Ela então pensava consigo mesma: "Como poderia fazer para obter, ao invés de um, dois ovos por dia?"
Assim, disposta a atingir seu objetivo, decidiu alimentar a galinha com uma porção de ração em dobro.
A partir daquele dia, a galinha tornou-se gorda e preguiçosa, e nunca mais botou nenhum ovo.
Autor: Esopo
1- A mulher passou a dar o dobro de ração para
a galinha porque
(A)
Queria engordar a galinha.
(B)
Queria o dobro de ovos.
(C)
Queria a galinha mais gorda.
(D)
Queria a galinha mais corajosa.
2- Segundo o texto, a mulher mostra ser
(A)
Gananciosa.
(B)
Preguiçosa.
(C)
Esperta.
(D)
Bondosa.
Leia o texto abaixo.
SAC I- PERERÊ
Moleque travesso e brincalhão, o
Saci-Pererê é um personagem do folclore brasileiro, talvez o mais popular de
todos.
Suas principais
características são: fumar um cachimbo, ter uma carapuça vermelha na cabeça e andar,
pulando, na única perna que tem.
Conta a lenda do
Saci-Pererê que ele vive escondido pelas florestas, para assustar os
destruidores da natureza. Seu maior ofício é assombrar esses homens, para que
nunca mais voltem ao lugar e parem de degradar o meio ambiente.
Para que não seja pego,
se esconde dentro dos redemoinhos, fugindo dos homens maus.
3- O texto acima é
(A)
Um conto.
(B)
Um mito.
(C)
Uma lenda.
(D)
Uma fábula.
4-
Na frase, “...e parem de degradar o meio ambiente. ” A palavra
destacada tem o mesmo sentido de
(A)
Agradar.
(B)
Sujar.
(C)
Poluir.
(D)
Destruir.
5- Qual grupo de palavras tem uma oxítona, uma
paroxítona e uma proparoxítona, nessa ordem?
(A)
Boné – órgão – ginástica.
(B)
Órgão – chinelo – boné.
(C)
Chinelo – ginástica – café.
(D)
Geada – café – cachimbo.
Leia
o texto abaixo.
A Mitologia Grega é repleta de figuras
interessantes e cheias de magia, como é o caso de Medusa. Ela era um monstro
ctônico, do sexo feminino, que de acordo com a mitologia tinha um belo corpo e
rosto de mulher, além de asas de ouro e presas de bronze. Medusa era uma das
três Górgonas. As três Górgonas eram Medusa (a ladina), Esteno (a forte) e
Euríale (a que corre o mundo), filhas de Fórcis e Ceto (casal de divindades
marinhas). As irmãs de Medusa eram imortais, mas ela era mortal, tanto que foi
morta por Perseu. Posteriormente a sua morte, a cabeça de Medusa foi utilizada
pelo herói como arma e entregue por ele a Atena, que a colocou em seu escudo.
6-
O
assunto principal do texto é
(A)
As três Górgonas.
(B)
A mitologia grega.
(C)
O caso de Medusa.
(D)
Divindades marinhas.
7-
Segundo
o texto, quem usou a cabeça de Medusa como arma foi
(A)
Atena.
(B) Perseu. (C) Euríale. (D)
Fórcis.
8-
Como
era conhecida a Medusa?
(A)
A forte.
(B) A que corre o mundo. (C) A
ladina. (D) A serpente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.