O uso dos
“porquês”
Nunca entendi o porquê de
não ter aprendido da maneira correta e completa, o uso dos “porquês”. Os
professores se limitavam em dizer apenas que: “O ‘por que’ separado e sem
acento usamos no início de pergunta.”; “’por quê’ separado e com acento, no
final de pergunta.”; “‘porquê’ junto e com acento, no lugar de motivo ou
razão,(um substantivo)”.
Foi quando me deparei com
situações de escrita do tipo: “Estes são os livros por que estava procurando.”,
ou ainda, “Você gostou do livro que leu? Por quê.”, que fiquei confusa. Comecei
a estudar melhor o assunto e vi que na escola não me disseram e nem me
mostraram todas as situações em que se usam os “porquês”. Não me disseram, por
exemplo, que o “por que” separado e sem acento pode representar uma sequência
de preposição+pronome relativo, equivalendo a “pelo qual” (ou algumas de suas
flexões), como mostrado no exemplo que dei anteriormente, e que o “por quê”
separado e com acento, no final de frase, nem sempre está fazendo uma pergunta
e que pode ser finalizado também, com ponto final, dois pontos ou exclamação.
Daí por que sempre digo
que os “porquês” não são só quatro. Eles são grafados de quatro maneiras, mas o
uso vai além disso.
Maria Ivanilde Sampaio (professora e coordenadora de 5º ano)
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