quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O Uso dos porquês por Ivanilde Sampaio

O uso dos “porquês”
Nunca entendi o porquê de não ter aprendido da maneira correta e completa, o uso dos “porquês”. Os professores se limitavam em dizer apenas que: “O ‘por que’ separado e sem acento usamos no início de pergunta.”; “’por quê’ separado e com acento, no final de pergunta.”; “‘porquê’ junto e com acento, no lugar de motivo ou razão,(um substantivo)”.
Foi quando me deparei com situações de escrita do tipo: “Estes são os livros por que estava procurando.”, ou ainda, “Você gostou do livro que leu? Por quê.”, que fiquei confusa. Comecei a estudar melhor o assunto e vi que na escola não me disseram e nem me mostraram todas as situações em que se usam os “porquês”. Não me disseram, por exemplo, que o “por que” separado e sem acento pode representar uma sequência de preposição+pronome relativo, equivalendo a “pelo qual” (ou algumas de suas flexões), como mostrado no exemplo que dei anteriormente, e que o “por quê” separado e com acento, no final de frase, nem sempre está fazendo uma pergunta e que pode ser finalizado também, com ponto final, dois pontos ou exclamação.
Daí por que sempre digo que os “porquês” não são só quatro. Eles são grafados de quatro maneiras, mas o uso vai além disso.
Maria Ivanilde Sampaio (professora e coordenadora de 5º ano)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.