5o ano – Ensino Fundamental – Data: ____/____/____
Nome:
___________________________________________________________
1) É comum, quando falamos, repetirmos palavras ou
expressões, mas, ao redigirmos um parágrafo, isso precisa ser evitado, para que
o texto fique mais harmonioso e expressivo. Observe, nos textos a seguir, como
as repetições prejudicam-lhe o sentido.
A fim de construir textos mais claros, elimine as
repetições.
a) Os cangurus são perseguidos, porque
os cangurus atacam as plantações e porque os cangurus tem o pelo
aproveitado pelos homens. A caçada ao canguru não é muito fácil: o canguru é
rápido, o canguru ouve de longe o inimigo, o canguru nada
otimamente e até no mar o canguru se atira, na aflição
do canguru de escapar dos perseguidores.
b) O macaco-aranha tem as pernas e os braços compridos,
finos e peludos, como as patas de algumas aranhas. O macaco-aranha anda
e pula em cima das árvores. O macaco-aranha dá saltos espetaculares
(de uns dez metros de distância). De vez em quando, omacaco-aranha se atira num galho
onde está com um dos braços e, com o outro braço, com a cauda e com as pernas,
o macaco aranha faz uma porção de travessuras ao mesmo tempo. O macaco-aranha também pode se pendurar pela cauda e
pode ficar pintando o sete com as pernas e braços.
O macaco-aranha mede de uns quarenta a uns
sessenta centímetros de comprimento, fora a cauda, a cauda vai de uns setenta a
uns noventa e cinco centímetros. O macaco-aranhavive no Brasil (sobretudo
no norte e no centro), vive em outros países da América do Sul e da América
Central. O macaco-aranha também é chamado de cuatá, maquipaçá etc.
(Trecho adaptado do livro Mamíferos, 2. Ed., do
Ministério de Educação e Cultura, 1962.)
2) No texto anterior apareceu a palavra cauda.
Procure saber, agora, o que significa calda e explore o sentido
dessas palavras num pequeno texto.
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
5o ano – Ensino Fundamental – Data:____/____/____
Atividades de Língua Portuguesa
Nome: ___________________________________________________________
Leia este texto com bastante atenção:
A ONÇA
Dos moradores do sítio
de Dona Benta, o mais andejo era o Marquês de Rabicó. Conhecia todas as florestas,
inclusive o capoeirão dos taquaruçus, mato muito cerrado onde Dona Benta não
deixava que os meninos fossem passear. Certo dia em que Rabicó se aventurou
nesse mato à procura das orelhas-de-pau que crescem nos troncos podres, parece
que as coisas não lhe correram muito bem, pois voltou na volata.
— Que aconteceu? — perguntou Pedrinho, ao vê-lo chegar todo
arrepiado e com os olhos cheios de susto. — Está com cara de marquês que viu
onça…
— Não vi, mas quase vi! — respondeu Rabicó, tomando fôlego.
— Ouvi um miado esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. Não
conheço onça, que dizem ser um gatão assim do tamanho dum bezerro. Ora, o miado
que ouvi era de gato, mas muito mais forte, e os rastos também eram de gato,
mas muito maiores. Logo, era onça.
Pedrinho refletiu sobre o caso e achou que bem podia ser
verdade. Correu em procura de Narizinho.
— Sabe? Rabicó descobriu que anda uma onça no capoeirão dos
taquaruçus!…
-— Uma onça? Não me diga! Vou avisar vovó…
— Não caia nessa — advertiu o menino. — Medrosa como ela é,
vovó morre de medo ou trata de nos levar hoje mesmo para a cidade. Muito melhor
ficarmos quietos e caçarmos a onça.
A menina arregalou os olhos.
— Está louco, Pedrinho? Não sabe que onça é um bicho feroz
que come gente?
— Sei, sim, como também sei que gente mata onça.
LOBATO, Monteiro. As caçadas de Pedrinho. 27.
ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.
1) Ao ler esse texto, você deve ter encontrado algumas
palavras cujo significado você desconhece.
Localize, no primeiro parágrafo, a palavra que tenha um dos
significados abaixo:
a) Grande pressa, disparada:
_________________________________________
b) Que anda ou caminha muito, por muitas terras; que não
para em casa; rueiro: ___________________________________________________________________________________________
c) Terreno em que o mato foi queimado e/ou roçado para
cultivo da terra: __________________________________________________________________________________________
2) Numa narrativa, o narrador pode ser narrador
personagem (aquele que narra a história e dela participa) ou narrador
observador (apenas narra a história, sem participar dela).
a) No texto A onça, qual é a posição que o narrador
assume?
__________________________________________________________________________________________
b) Se o narrador da história fosse o Marquês de Rabicó, como
seria contado o primeiro parágrafo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Participam dessa história as seguintes personagens:
o Marquês de Rabicó, Narizinho e Pedrinho, mas os fatos que se sucedem no texto
acontecem por causa de uma característica de uma das personagens. Ligue essa
personagem à sua característica.
Ÿ Marquês de Rabicó.
Ÿ Narizinho.
Ÿ Pedrinho.
Ÿ medrosa
Ÿ andejo
Ÿ corajoso
4) Sobre o texto, marque a alternativa correta.
a) Dona Benta nunca deixava os meninos passearem na fazenda.
b) Em “parece que as coisas não lhe correram muito
bem...”, o trecho destacado quer dizer “algo deu errado”.
c) Como Rabicó viu a onça frente a frente, pôs-se a correr.
d) Pedrinho concordou com Narizinho, pois compreendeu que
onça é um animal feroz.
5) O Marquês de Rabicó “conhecia todas as florestas,
inclusive o capoeirão dos taquaruçus...”. Isso prova que ele
a) morava no sítio de Dona Benta.
b) gostava de mato cerrado.
c) andava por todos os lugares.
d) se escondia no capoeirão.
6) Transcreva do texto trechos que demonstram:
a) o medo de Narizinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) a coragem de Pedrinho:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Rabicó chega à conclusão de que o que ele tinha
visto era onça. Através de um desenho, mostre em que ele se baseou para chegar
a essa conclusão.
8) Explique esta fala do Marquês de Rabicó:
“Não vi, mas quase vi!”.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as duas possibilidades de colocação das palavras na
frase abaixo e tente explicar por que o autor preferiu a segunda possibilidade.
a) O Marquês de Rabicó era o mais andejo dos moradores
do sítio de Dona Benta.
b) “Dos moradores do sítio de Dona Benta, o Marquês de
Rabicó era o mais andejo.”
9) Reescreva as frases seguintes mudando a ordem das
palavras, como fez o autor.
a) José é o mais esperto dos garotos do bairro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Ana é a mais simpática das professoras da minha escola.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Uberaba é uma das mais importantes cidades deste Estado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Verinha é a mais carinhosa das meninas que eu conheço.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Reescreva o trecho abaixo usando a pontuação
adequada:
|
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Você concorda com a atitude dos meninos de não
contarem para a avó a respeito da onça? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Observe esta passagem:
“Ouvi um
miado esquisito e dei com uns rastos mais esquisitos ainda. (...) Logo,
era onça.”
O termo destacado expressa uma conclusão a
respeito da passagem anterior.
Observando essa ideia (de conclusão), desenvolva as frases a
seguir.
a) Estava muito calor e o sol arrebentando no
céu, portanto ____________________________________________
____________________________________________________________________________________________
b) Fiz todas as tarefas, estudei para as avaliações e
apresentei todo o trabalho sobre os imigrantes, logo,
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
c) Retornamos ao trabalho no 5o ano. Conheci meus
colegas e professores, já estou fazendo novos amigos, logo,
__________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.