Verdadeiro ou falso?
Faça uma reflexão sobre sua prática de ensino e aprendizagem da leitura respondendo se as informações abaixo são
verdadeiras ou falsas.
( ) A leitura compreensiva vem ao final de uma
série de diferentes etapas hierarquizadas (primeiro preparação, depois
decodificação, depois compreensão leitora).
( ) Na escola, ler é ser ensinado a ler, em
primeiro lugar letras ou palavras isoladas, logo textos escolares elaborados
somente para ensinar a ler.
( ) A leitura é de fato uma leitura
compreensiva, produto de uma intensa atividade de busca de sentido de um texto
em situação de uso.
( ) Ler é uma atividade complexa de tratamento
de várias informações por parte da inteligência.
( ) Ler é um conjunto de mecanismos de
percepção e de memória.
( ) Ler é produto de uma reprodução de formas,
de uma identificação de sons, de suas combinações, e de uma memorização que se
adquire através de exercícios repetitivos.
( ) Ler é um processo dinâmico de construção
cognitiva, ligado à necessidade de atuar, no qual intervém também a afetividade
e as relações sociais.
( ) O leitor busca, de cara, o sentido do
texto, coordenando – para construí-lo – todos os tipos de índice (contexto –
tipo de texto – título – marcas gramaticais significativas – palavras – letras etc.).
( ) Na escola, ler é ler “de verdade”, desde o
início, textos autênticos, textos completos, em situações reais de uso,
relacionadas às necessidades e desejos.
( ) O leitor busca primeiro soletrar palavras
isoladas, com a esperança de que, ao juntá-las linearmente, poderá chegar pouco
a pouco a uma compreensão penosamente elaborada de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.