sexta-feira, 30 de agosto de 2013

REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO



Verdadeiro ou falso?

Faça uma reflexão sobre sua prática de ensino e aprendizagem da leitura respondendo se as informações abaixo são verdadeiras ou falsas.

(  ) A leitura compreensiva vem ao final de uma série de diferentes etapas hierarquizadas (primeiro preparação, depois decodificação, depois compreensão leitora).

(  ) Na escola, ler é ser ensinado a ler, em primeiro lugar letras ou palavras isoladas, logo textos escolares elaborados somente para ensinar a ler.

(  ) A leitura é de fato uma leitura compreensiva, produto de uma intensa atividade de busca de sentido de um texto em situação de uso.
(  ) Ler é uma atividade complexa de tratamento de várias informações por parte da inteligência.

(  ) Ler é um conjunto de mecanismos de percepção e de memória.

(  ) Ler é produto de uma reprodução de formas, de uma identificação de sons, de suas combinações, e de uma memorização que se adquire através de exercícios repetitivos.

(   ) Ler é um processo dinâmico de construção cognitiva, ligado à necessidade de atuar, no qual intervém também a afetividade e as relações sociais.

(   ) O leitor busca, de cara, o sentido do texto, coordenando – para construí-lo – todos os tipos de índice (contexto – tipo de texto – título – marcas gramaticais significativas – palavras – letras etc.).

(   ) Na escola, ler é ler “de verdade”, desde o início, textos autênticos, textos completos, em situações reais de uso, relacionadas  às necessidades e desejos.

(    ) O leitor busca primeiro soletrar palavras isoladas, com a esperança de que, ao juntá-las linearmente, poderá chegar pouco a pouco a uma compreensão penosamente elaborada de um texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.