sexta-feira, 22 de março de 2013


Atividade de Português para o 5º ano.

Leia o texto abaixo.

SITIO DO PICA PAU AMARELO

Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica Pau Amarelo

Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica Pau Amarelo

No país da fantasia
Num estado de euforia
Cidade Polichinelo
Sítio do Pica Pau Amarelo
                               Gilberto Gil

1-      O assunto principal de que trata o texto é
(A)    a marmelada.
(B)   o sol nascente.
(C)   o Sítio do Pica Pau Amarelo.
(D)    a Cidade Polichinelo.

2-      A finalidade do texto que você leu é
(A)   divertir.
(B)   Informar.
(C)   provocar humor.
(D)   contar uma história.

3-      A  terceira estrofe apresenta um sentimento de
(A)   fantasia.
(B)   polichinelo.
(C)   euforia.
(D)   Idade.

Veja os dois textos abaixo.

Texto 1
Tempos Modernos
             Lulu Santos

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima do muro
de hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão
Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir

E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

Texto 2
Tempo de amor
             Vinícius de Morais

Ah, bem melhor seria
Poder viver em paz
Sem ter que sofrer
Sem ter que chorar
Sem ter que querer
Sem ter que se dar
Mas tem que sofrer
Mas tem que chorar
Mas tem que querer
Pra poder amar

Ah, mundo enganador
Paz não quer mais dizer amor

Ah, não existe
Coisa mais triste que ter paz
E se arrepender
E se conformar
E se proteger
De um amor a mais
O tempo de amor
É tempo de dor
O tempo de paz
Não faz nem desfaz

Ah, que não seja meu
O mundo onde o amor morreu                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
1-      Depois da primeira leitura, volte e sublinhe a palavra TEMPO todas as vezes que aparecer nos textos 1 e 2.
2-      Identifique quais os sentidos atribuídos à palavra TEMPO nos textos 1 e 2.

Texto 1:________________________________________________________________
Texto2:_________________________________________________________________ 

Desenvolva um parágrafo para comentar a maneira como os dois compositores escreveram seus textos (semelhanças e diferenças).

Caro professor, oriente o aluno a observar a ideia geral dos textos, a partir dos títulos, para depois buscar no desenvolvimento do texto o significado de tempo e os diferentes sentidos atribuídos a ele.
Se for possível, levar essas músicas para sala, para que os alunos ouçam os compositores e interpretes, ou peça a alguém que cante/toque em sala, pois é muito importante o acesso ao ritmo da música. "Se as músicas forem do seu conhecimento você pode cantá-las".

Durante a discussão, registre no quadro as observações feitas pelos alunos e, ao final, peça ao grupo para registrá-las no caderno.
Estimule os alunos a escreverem bastante e a registrarem as impressões e opiniões que reservam sobre as músicas. Ao final, peça a alguns alunos que leiam o texto produzido e compartilhem com a turma a organização de suas ideias. Faça um varal na sala e exponha as produções, depois de revisadas.
                                                                                                                                                                                                                                           AAA5- Estilo, Coerência e Coesão - versão do professor.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.