ORIENTAÇÕES PARA O
PROCESSO DIAGNÓSTICO
Professora ou professor,
No início das atividades é importante que você realize o
processo diagnóstico. É através dele que você vai descobrir muitas coisas
importantes sobre a experiência de vida de seus alunos e sobre o conhecimento
que ele já tem sobre o mundo letrado e sobre os números.
Conhecendo melhor seus alunos você vai poder desenvolver
um trabalho bem planejado e, com certeza, bem mais eficiente!
Veja algumas sugestões que poderão lhe ajudar no processo
diagnóstico:
·
Entreviste o aluno para conhecer aspectos
importantes de sua vida (aplicar entrevista como atividade de escrita);
·
Faça a seleção de alguns portadores de textos e
gêneros textuais e mostre-os para seus alunos. Peça que eles digam o que tem em
cada m deles.
Ex.: jornal, receita de
médico, receita culinária, embalagens, bula de remédio, revistas, cartazes,
contas (água e luz), calendário, etc.
·
Peça para que os alunos leiam variados gêneros
textuais;
ENTREVISTA DIAGNÓSTICA
1- Qual
o seu nome completo?
_____________________________________________________________________
2- Qual
a data do seu nascimento?
_____________________________________________________________________
3- Mora
há quanto tempo nesta Cidade ou localidade?
______________________________________________________________________
4- Qual
a brincadeira de que você mais gosta?
______________________________________________________________________
5- Qual
a disciplina que você mais gosta e por quê?
______________________________________________________________________
6- Como
você gostaria que seu professor ou professora agisse com você durante todo o
ano letivo?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
7- Qual
a dificuldade que você mais sente em relação à escrita e a leitura?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
8- O
que mais lhe anima numa escola?
______________________________________________________________________
·
BINGO DE
PALAVRAS
O professor distribui cartelas
com palavras-chaves escritas em cima e os alunos preenchem de acordo com as
letras das palavras (Este jogo poderá ser integrado com o tema que os alunos
estejam estudando).
F
|
É
|
R
|
I
|
A
|
S
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
·
JOGO PUXA
PALAVRA
O professor escreve em fichas
várias palavras a respeito de um tema (férias, ecologia, escola, animais, etc.).
As fichas são colocadas em saquinhos, envelopes ou caixinhas.
COMO JOGAR:
- As crianças trabalham co
idéias.
- Cada criança retira uma
palavra e fala várias relacionadas com ela.
- Por exemplo, se a criança retirar a palavra sol puxa calor, céu, verão suor.
- Cada palavra que a criança
disser vale ponto.
- Os pontos serão anotados e
quem conseguir mais pontos será o vencedor.
OUTRAS ATIVIDADES QUE PODERÃO
SER UTILIZADAS COM AS PALAVRAS
- As crianças poderão agrupar
as palavras em ordem alfabética.
- Agrupar pelo número de letras.
- Agrupar pelo número de
sílabas.
- Agrupar pelas letras
iniciais ou finais.
- Separar de acordo com a
sílaba tônica.
- As palavras “puxadas” pelo
aluno poderão servir para formular um texto.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
·
Ditar números para os alunos e pedir que eles
escrevam com algarismos.
Ex.: Cento e oitenta mil e
quarenta e seis. (180046).
Você pode inverter a situação
mostrando os números escritos em algarismos e pedir para os alunos escreverem
como lemos.
·
FICHAS NUMERADAS
Ex.:
8 7 4
3
5 2
|
Perguntar qual o
maior número que poderá ser formado usando todos os algarismos e qual o menor
número.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.