quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DIAGNÓSTICO DE APRENDIZAGEM



ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DIAGNÓSTICO
Professora ou professor,

No início das atividades é importante que você realize o processo diagnóstico. É através dele que você vai descobrir muitas coisas importantes sobre a experiência de vida de seus alunos e sobre o conhecimento que ele já tem sobre o mundo letrado e sobre os números.

Conhecendo melhor seus alunos você vai poder desenvolver um trabalho bem planejado e, com certeza, bem mais eficiente!

Veja algumas sugestões que poderão lhe ajudar no processo diagnóstico:

·         Entreviste o aluno para conhecer aspectos importantes de sua vida (aplicar entrevista como atividade de escrita);
·         Faça a seleção de alguns portadores de textos e gêneros textuais e mostre-os para seus alunos. Peça que eles digam o que tem em cada m deles.
Ex.: jornal, receita de médico, receita culinária, embalagens, bula de remédio, revistas, cartazes, contas (água e luz), calendário, etc.

·         Peça para que os alunos leiam variados gêneros textuais;


ENTREVISTA DIAGNÓSTICA

1-      Qual o seu nome completo?
               _____________________________________________________________________

2-      Qual a data do seu nascimento?
                _____________________________________________________________________

3-      Mora há quanto tempo nesta Cidade ou localidade?
______________________________________________________________________

4-      Qual a brincadeira de que você mais gosta?
______________________________________________________________________

5-      Qual a disciplina que você mais gosta e por quê?
______________________________________________________________________

6-      Como você gostaria que seu professor ou professora agisse com você durante todo o ano letivo?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

7-      Qual a dificuldade que você mais sente em relação à escrita e a leitura?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

8-      O que mais lhe anima numa escola?
______________________________________________________________________  

·         BINGO DE PALAVRAS
O professor distribui cartelas com palavras-chaves escritas em cima e os alunos preenchem de acordo com as letras das palavras (Este jogo poderá ser integrado com o tema que os alunos estejam estudando).

F
É
R
I
A
S











































·         JOGO PUXA PALAVRA
O professor escreve em fichas várias palavras a respeito de um tema (férias, ecologia, escola, animais, etc.). As fichas são colocadas em saquinhos, envelopes ou caixinhas.

COMO JOGAR:
- As crianças trabalham co idéias.
- Cada criança retira uma palavra e fala várias relacionadas com ela.
 - Por exemplo, se a criança retirar a palavra sol puxa calor, céu, verão suor.
- Cada palavra que a criança disser vale ponto.
- Os pontos serão anotados e quem conseguir mais pontos será o vencedor.

OUTRAS ATIVIDADES QUE PODERÃO SER UTILIZADAS COM AS PALAVRAS

- As crianças poderão agrupar as palavras em ordem alfabética.
- Agrupar pelo número de letras.
- Agrupar pelo número de sílabas.
- Agrupar pelas letras iniciais ou finais.
- Separar de acordo com a sílaba tônica.
- As palavras “puxadas” pelo aluno poderão servir para formular um texto.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

·         Ditar números para os alunos e pedir que eles escrevam com algarismos.
Ex.: Cento e oitenta mil e quarenta e seis. (180046).
Você pode inverter a situação mostrando os números escritos em algarismos e pedir para os alunos escreverem como lemos.

·         FICHAS NUMERADAS
        Ex.:  

8   7   4
     3
5        2

 Perguntar qual o maior número que poderá ser formado usando todos os algarismos e qual o menor número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores façam apenas comentários que sejam pertinentes às postagens.