POEMAS
Considerando
somente a sua estrutura visual, um poema é um conjunto de linhas escritas, e
cada uma dessas linhas é chamada de verso. A rima nada mais é que uma
similaridade fonética entre as sílabas tônicas finais que
aparecem respectivamente nas palavras que figuram no fim de cada verso da
composição. A rima pode aparecer nos seguintes formatos, segundo as diversas
posições que ocupam numa estrofe (conjunto de versos). Para prevenir queixas
sobre direitos autorais, os exemplos foram colhidos na minha coletânea. Observe
que, nas rimas, estão incluídas as respectivas vogais (ou grupos
vocálicos) da sílaba tônica (mais forte) da última palavra do verso
a) — Cruzada
ou Alternada: a-b-a-b
A poesia que
eu faço
Traz escrito no estandarte:
"Abram alas! Quero espaço
Pra levar, a todos, arte.
Traz escrito no estandarte:
"Abram alas! Quero espaço
Pra levar, a todos, arte.
(ODE À RIMA
E À MÉTRICA)
b) —
Interpolada ou Intercalada: a-b-b-a
E, no teste,
a tua exigência
De amar sob condição...
Não, querida, não amas não;
Teu amor é conveniência.
De amar sob condição...
Não, querida, não amas não;
Teu amor é conveniência.
(AMOR E
APARÊNCIA)
c) —
Emparelhada: a-a-b-b
Preciso já
duma graça
que peço por merecer,
Senão, vou enlouquecer
Diante dessa desgraça
De, por mais força que eu faça,
Não conseguir te esquecer.
que peço por merecer,
Senão, vou enlouquecer
Diante dessa desgraça
De, por mais força que eu faça,
Não conseguir te esquecer.
(PEDIDO)
d) —
Misturadas: aparecem no poema, sem ordem ou regularidade.
Odigo, cabra safado,
Que fizeste com o arquivo?
O arquivo "suco_fruta"
Que mandei, esperançado...
Preparei com tanta luta,
E você, filho da puta,
Com cara de prestativo,
Pega o meu arquivo e some.
Minha musa, tão tristonha,
Se acabando em sede e fome;
E tu, com o ato lesivo,
Me matando
de vergonha.
(ODIGO E O
SUCO)
Quanto ao
aspecto de qualidade, as rimas classificam-se em pobres e ricas:
RIMA POBRE:
é aquela que acontece entre palavras de mesma classe gramatical, ou
seja: substantivo rimando com substantivo; verbo com verbo; adjetivo com
adjetivo; etc. São pobres também as rimas em palavras oxítonas de uso comum que
terminam em "ão", "or" e "ar".
As rimas
pobres conferem um ar de banalidade à composição e, por isso, devem ser
evitadas ou, pelo menos, usadas com boa dose de comedimento, já que
evitá-las de todo é quase uma impossibilidade. Esse cuidado deve ser
redobrado para os que pretendem inscrever suas obras em concursos literário,
vez que as bancas julgadoras costumam ser rigorosas com esse quesito.
Exemplo:
É gente
que desconhece (verbo)
Que'alma vive de poemas (substantivo)
Bem rimados nos fonemas, (substantivo)
Onde a emoção floresce. (verbo)
Que'alma vive de poemas (substantivo)
Bem rimados nos fonemas, (substantivo)
Onde a emoção floresce. (verbo)
(CARTA À
MUSA)
RIMA RICA: é
aquela que não se enquadra nas circunstâncias apontadas nas rimas pobres.
EXEMPLO
E, por não
servir pra nada,
A pobre escada sofria
Num caracol de agonia,
A pobre escada sofria
Num caracol de agonia,
Até
ver-se reparada
De sua dor, ao ser galgada
Pelos passos da poesia.
De sua dor, ao ser galgada
Pelos passos da poesia.
§ Brancos –
Possuem métrica, mas não rimas
§ Livres - Introduzidos
pelo modernismo. Não se baseiam em critérios predefinidos de métrica ou rima.
Ou seja, versos sem regras!
Versos
Livres são mais fáceis de criar do que os antigos versos metrificados, o que
gerou muitas críticas (muitos amantes do parnasianismo acham que poemas com
versos assim nem são poemas). Drummond chegou
a dizer que com esse tipo de verso quem não sabia fazer poesias começou a
fazer.
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